top of page

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Anchor 11

Nossa Equipe Profissional atende com Sensibilidade e Dedicação Profissional portadores de Autismo (crianças, adoescentes e adultos) do Nivel 1.

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo. Ele varia muito de pessoa para pessoa e pode ser leve, moderado ou intenso.

Geralmente, pessoas com autismo têm algumas dificuldades para entender conversas, expressões faciais e sinais sociais, preferindo rotinas e podendo ter interesses bem específicos. Além disso, algumas delas são mais sensíveis a sons, luzes e outros estímulos sensoriais.

O autismo é uma condição para a vida toda e cada pessoa tem seu próprio jeito de experienciá-lo. Com o tratamento adequado, como terapias especializadas e apoio, muitas pessoas com autismo desenvolvem habilidades que melhoram sua qualidade de vida e ajudam na independência.

WhatsApp 11 97687 1990

Agende sua 1ªConsulta de Psicologia

Anchor 12

Os sintomas do autismo geralmente incluem:

  • Dificuldade na comunicação e interação social: como problemas para entender expressões faciais e manter uma conversa.

  • Comportamentos repetitivos e interesses intensos: como repetir movimentos ou ter um interesse específico e focado.

  • Sensibilidade sensorial: desconforto com luzes fortes, sons altos, ou certas texturas.

Esses sinais podem variar em intensidade, dependendo de cada pessoa.

Anchor 13

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o autismo ajuda a desenvolver habilidades sociais, a gerenciar ansiedade e a lidar com comportamentos repetitivos. Adaptada para cada pessoa, essa terapia ensina o paciente a entender melhor suas emoções e a reagir de forma mais positiva em situações do dia a dia. Técnicas de TCC incluem treino de habilidades sociais, regulação emocional e enfrentamento de situações que causam estresse, promovendo maior bem-estar e qualidade de vida.

Anchor 14

O autismo é classificado em três níveis de acordo com a necessidade de suporte:

  1. Nível 1 (Suporte Leve): Dificuldades leves na interação social e comunicação, mas a pessoa consegue ter independência com algum apoio ocasional.

  2. Nível 2 (Suporte Moderado): Dificuldades significativas em entender e responder às interações sociais; precisa de suporte regular para lidar com mudanças e atividades do dia a dia.

  3. Nível 3 (Suporte Intenso): Grandes desafios em comunicação e flexibilidade; a pessoa depende de apoio constante para a maior parte das atividades.

Esses níveis ajudam a ajustar o tipo e a intensidade do suporte necessário para cada indivíduo.

Anchor 16

Fale com o Psicólogo Alexandre Rivero

alexandre rivero

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Em breve psicólogo entrará em contato! Obrigado.

Alexandre Rivero (CRP-06/8815) 
psicólogo clínico 44 anos
professor universitário 25 anos
supervisor clínico
mestrado USP

bottom of page
gtag.js